segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Pancake Tuesday e outras coisinhas...

Como não tem acontecido nada demais na minha vida na Irlanda, eu decidi postar algumas "curiosidades locais" e provar como a lingua irish (porque existe uma lingua irish) é complicada e completamente ininteligível para quem fala as linguas comuns ocidentais... Se bem que algum dia eu quero aprender essa lingua! Deve ser legal ser uma das únicas pessoas do mundo a falar essa lingua, considerando que apenas 2% da população irlandesa (aproximadamente 100 mil pessoas ou menos) a falam!

Bom, sobre o Pancake Tuesday. Na semana anterior a semana passada (better saying, semana retrasada!), eu comecei a escutar uns rumores sobre a Pancake Tuesday. Obviamente, isso despertou a minha curiosidade porque eu jamais havia ouvido falar disso... O que é essa Pancake Tuesday? Será que eles tem um dia específico para comer panquecas?!?!? Acabei perguntando para um colega meu, que me explicou.

Na terça-feira antes da quarta-feira de Cinzas, dia antes de começar o teórico "jejum" de 40 dias antes da Páscoa (não que as pessoas façam o jejum hoje em dia, mas a tradição da comilança continua), as pessoas preparam panquecas em suas casas e comem até explodirem. É como se fosse um Natal só de panquecas de todos os sabores! Eu comecei a pensar e me indagar... Enquanto a minha família e amigos estão aproveitando o Carnaval no calor brasileiro, o povo aqui come panquecas... Que loucura, isso não?

Porque eu não podia deixar de passar, eu comi panquecas no almoço (com molho de frutas vermelhas, sorvete de creme e chantilly) e na janta (com limão e açúcar). A panqueca da janta estava meia-boca (porque eu queria panqueca salgada, mas cheguei no lugar que estava quase fechando e eles não preparariam panquecas salgadas mais!) mas a do almoço estava fenomenal!

Sobre os nomes Irishes... Há algum tempo eu queria postar nesse blog alguns nomes (próprios, de pessoas) irishes e suas pronúncias mas nunca tive tempo ou sempre tive outros assuntos melhores (como viagens!) para escrever sobre! Agora, como estou empolgadíssima para escrever e não tenho assunto, chegou a hora de escrever alguns nomes irishes...

Esses são nomes próprios... Tentem pronunciá-los antes de seguirem adiante (sim, é um joguinho! HIHI!):

Aoife (feminino)
Aonry (feminino)
Caoimhe (feminino)
Siobhan (feminino)
Eóin (masculino)
.
.
.
.
.


Conseguiram pronunciar? Seguem abaixo os nomes e as suas pronúncias:
Aoife = Ifa
Aonry = Henri
Caoimhe = Kweeva (ou Queeva) - sim, absurdo isso, não?!?!?
Siobhan = Chivon
Eóin = Owen

Que lingua é essa, Deus??? HEHE! Podemos nos acostumas mas eu sempre vou rir disso!

Nenhum comentário: