quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mudanças de percepções

Faz quase um ano e seis meses que eu moro nessa ilha verde que fica no meio do oceano Atlântico e é considerada Europa, chamada Irlanda. E eu gosto de morar aqui. Mesmo com o frio, com os dias úmidos, eu gosto desse país, gosto dessa capital com cara de cidade pequena (e a mais visitada da Europa em 2008! YAY!) chamada Dublin e desse povo meio estranho que são os irlandeses. Eu gosto daqui mesmo que hoje esteja 3 graus (de acordo com o Yahoo! Weather e com o BBC Weather) e eu esteja quase congelando (pelo menos eu fumo menos!)!

Eu gosto daqui porque a cada dia eu descubro um pouco mais de mim. E eu descubro um pouco mais desse mundo enorme que agora parece muito menor!

Eu sempre pensei que a Europa fosse um continente de primeiro mundo, com tecnologia de primeiro mundo e vida de primeiro mundo. Eu sempre considerei que os europeus fossem pessoas cultas que falassem diversas linguas, que conhecessem muitos lugares do mundo e sempre quisessem conhecer mais (ok! Talvez essa percepção de "europeu" estivesse errada porque eu tinha como ideal de europeu o meu tio Hans, homem culto que fala diversas linguas e conhece o mundo!). Sempre os considerei elegantes e inteligentes, cultos e curiosos! Hoje eu vejo tudo isso através com outra óptica!

É muito engraçado. Muitos dos meus conceitos (ou melhor, pré-conceitos) foram literalmente destruídos e eu simplesmente descobri que pessoas são pessoas, independente da sua nacionalidade! Existem pessoas inteligentes e cultas e pessoas burras e ignorantes em qualquer país, de qualquer nacionalidade! Existem pessoas elegantes (algumas culturas talvez sejam mais elegantes que outras... Vejam os italianos! Eles nunca saem de casa mal-arrumados - eu moro com dois e fico impressionada como eles estão sempre bem vestidos quando saem) e pessoas que simplesmente não nasceram com isso.

Eu até posso citar alguns exemplos. As irlandesas (e soube que as inglesas são iguais!) saem sempre com uma quantidade absurda de maquiagem. É tanta base, tanto corretivo e pó que se dermos um peteleco no rosto delas é capaz da "capa" quebrar! Fora os vestidos que elas usam quando saem a noite! Elas não usam calça jeans e um top bonito mas vestidos de festa. Ou vestidos que são mais curtos que a maior parte das minhas blusas! E bebem até parecerem bonecas de pano na rua. É a cultura delas, é como elas aprenderam a ser. Eu respeito mas eu não considero isso elegante...

E a maior parte dos irlandeses (isso eu percebi pelas conversas que tive e tenho com os que eu conheço) quando viajam não se interessam por conhecer a história de um país, os lugares onde a história aconteceu ou mesmo lugares que sejam bonitos. Os homens querem se sentar em pub (com outros irlandeses que eles irão conhecer no país que irão visitar) e beber e as mulheres querem fazer compras. Quantas vezes eu não ouvi a pergunta, quando eu voltava de uma viagem "mas o que você comprou por lá"
?

Quanto a conhecerem diversas linguas, outro dia teve um jantar aqui em casa que os meus flatmates italianos (Maria Chiara e Carmelo - master fofos! Amo os dois! Tenho que postar foto deles!) fizeram para alguns amigos e e eu fui convidada. Tinham cinco italianos, quatro espanhóis (sendo três catalães) e dois brasileiros (me included!). Eu me virei! Bebi um copo de vinho e falei em portugues, em inglês, em italiano (bem!), em espanhol (muito bem, de acordo com o meu flatmate que morou na Espanha) e até em catalão (algumas palavras são bem parecidas com o português, outras com o italiano!)! Quando eu conversava com as espanholas, uma delas ficou impressionada com a quantidade de idiomas que eu me comunicava e me disse que gostaria de ter tanta facilidade com linguas quanto eu...

Isso sem contar o fato de que franceses quando falam inglês estão falando, na verdade, francês de tão carregado que é o sotaque. No início desse ano quando fui a Paris, encontrei o Vincent, um amigo francês que eu conheci em Dublin. Fomos jantar no Quartier Latin e vááááááááááárias vezes ele falava alguma coisa, eu pedia para ele repetir mas eu continuava sem entender! Então eu simplesmente sorria e acenava!

Cadê os europeus que falam várias linguas? Cadê aquelas pessoas elegantes e cultas que eu tinha certeza que existiam
???

E o povo do leste europeu
? Eu não consigo entendê-los. Eles vêm para a Irlanda com um inglês que muitas vezes não chega a ser básico e reclamam porque não conseguem bons trabalhos. Nós, brasileiros, somos obrigados a frequentar aulas (a maioria vai para aulas de inglês) então acabamos, no fim, desenvolvendo o inglês nem que seja um inglês meio indío. Mas, em geral, a maioria volta para o Brasil falando melhor que quando vieram. Mas como o pessoal do leste europeu não precisa disso para trabalhar aqui, eles simplesmente vêm e trabalham. Claro que poderiam desenvolver a lingua se eles convivessem com outros estrangeiros e com os irlandeses mas em geral eles se fecham em seus mundos, com as pessoas da mesma nacionalidade e continuam reclamando...

Isso é uma generalização, eu sei. Eu conheci alguns poloneses muito legais (eles podem ser legais uma vez que a casca é quebrada) mas eu conheci algumas pessoas do leste (não vou citar nacionalidades porque isso não seria ético - HAHA!) que são tão cabeça-duras e ignorantes que eu não sinto vontade de conhecê-los melhor... Mas eu acho que o pior é eles acharem que conhecem toda a verdade do mundo... Bom para eles. Quem precisa aceitar que eles são assim sou eu... Mas acho que isso logo mais vai acontecer afinal eu já aceito que nem todos os europeus são inteligentes, cultos, elegantes e falam várias linguas. Agora eu preciso entender que o leste europeu é outro continente! HAHA!

Um comentário:

Roberto disse...

Hehehe! Essa é a Tatipati que conheço!!!
;D