sábado, 22 de maio de 2010

Edinburgh & the Highlands 2010!

Edinburgh é uma das cidades mais charmosas da Europa. Eu já tinho ido para lá (final de 2008) mas quando o Almir que vinha me visitar disse que queria conhecê-la, eu fiz questão de ir. Ainda mais porque eu passaria meu aniversário lá!!!

Saímos de Dublin dia 02 de madrugada. O vôo sairia por volta das 6h e, como de costume, tínhamos que estar no aeroporto uma hora e meia antes, no mínimo. Como eu tinha saído em Dublin para comemorar meu aniversário no dia 01 em um restaurante tailandês ótimo com alguns amigos (e saímos para uma baladinha depois), não tínhamos dormido quase nada! Praticamente minha viagem inteira de Edinburgh foi sob o efeito de Morfeu mas valeu cada segundo... A cidade que já parece um conto de fadas (imagina ver um castelo no topo de uma montanha, no meio da cidade?!?!? Impressive!) parecia mais encantada!

Chegamos ao hotel e não podíamos fazer o check-in (que era só às 2h). Como estávamos acerebrados, levou um certo tempo até decidirmos o que faríamos. Chegamos à conclusão que: 01-) agendaríamos o tour pelos Highlands para o dia seguinte; 02-) almoçaríamos; 03-) faríamos o Walking Tour (que eu recomendo para qualquer cidade que se visite da Europa! Dura em torno de 3h e as histórias que eles - os guias - contam são fantásticas!)!

Enfim, esse foi um dos melhores aniversários. Ever!!!


Welcome to Edinburgh!

Juro que não me lembro o que era esse prédio (acho que era o legislativo) mas ficava bem no começo da Prince's
Street, bem no centro!


Miro, eu e Cá! ...Abobados (e caindo) de sono!

St. Gyles Church no Royal Mile

Péssimo pub (atendimento horroroso. Minha comida estava razoável mas a do Miro estava péssima e o atendimento era mais lerdo que lesma)! Just a reminder so I'll never ever go back!

Cá e Miro no pub... A decoração era boa (pelo menos!)

First meal in Edinburgh!

Essa foto retrata nosso espírito: cansados e o bife do Miro não chegava nunca!

No Walking Tour, quando passamos por um dos "closes" (portões que saem do Royal Mile datados de séculos atrás... Acho que algum dia eu soube a história dos mesmos... Não me lembro)!

Se eu não me engano, nessa rua ficava a hospedaria da namorada do Burke. Burke & Hare foram os primeiros serial killers de Edinburgh (ou os mais famosos). A história deles é bem macabra mas é bem interessante (legal para alguns)! Vale a pena conhecer!

Vista do "Cow's Lane" do Grassmarket (não é o melhor lugar para se beber em Edinburgh)!

No break do Walking Tour, Miro com cara de desespero (de sono), só pensando na cama do hotel!

Eu tomando Irn Bru. Dizem que essa bebida (que deve conter radiação porque deve brilhar até no escuro) é uma ótima cura para a ressaca. Muito obrigada, eu passo!

Greyfriars Cemetery. Dizem que nesse cemitério J.K.Rowling se inspirou para dar o nome a vários personagens do Harry Potter!

Em frente a um túmulo de um poeta chamado ---------- McGonagall. O importante não é o nome ou mesmo o poeta. É o seu sobrenome! HUAHUAHUAHUAHUAHUA!

Miro e Cá!

Em frente à estátua do Bobby! A história do Bobby é a mais fofa!!! Ele era o cão de um guarda da cidade e, após dois anos que estavam juntos, o guarda faleceu. Bobby não saiu do lado do túmulo de seu dono. Nunca! Se tornou um cidadão da cidade (para não ser sacrificado) e foi homenageado! (leiam na net mais detalhes sobre a história dele)!

The Elephant House, the birthplace of Harry Potter (é o que se lê na placa preta do lado direito). É o café onde J.K.Rowling ia para se aquecer (era mais barato tomar café o dia inteiro que manter o heating do apartamento ligado) e onde ela criou o Harry Potter. Dizem que os dois primeiros livros foram escritos lá!

As I said already...

O Museu de Edinburgh (que ainda não visitei!)

Em frente ao Edinburgh Castle, descendo para o Prince's Garden. O Prince's Garden era um loch (lago em escocês) no qual "testavam" se uma mulher era bruxa ou não durante a época da caça. Se ela flutuasse, significava que a mão do diabo estava segurando-a e ela era então retirada do loch e queimada. Se ela afundasse, ela não era bruxa. Mas morria afogada anyhow. Aff!
Eu, Cá e Miro em frente ao Edinburgh Castle!

Lindo castelo no topo de uma pedra de origem vulcânica. Entenderam porque a cidade parece um conto de fadas?

Homenagem a Walter Scott, o homem que eternizou os Highlands em seus livros! Um pouco exagerado, na minha humilde opinião!

Belo por do sol nesse dia frio!


Party's On!

Depois de passarmos o dia caminhando pela cidade no Walking Tour, voltamos finalmente para o hotel. Privados de sono, dorminos quase assim que colocamos a cabeça no travesseiro. Mas eu queria sair e coloquei meu despertador para tocar em uma hora.

Eu queria ir ao Pub-Crawl que o guia do Walking Tour tinha falado sobre. Para quem não sabe, Pub-Crawls são como toures em bares diversos da cidade. Você para em um pub, bebe, conversa e sai em seguida para outro pub. E a noite segue assim
: bar, bebiba, conversa, andança. O termo (uma tradução tosca do que a wikipedia informa) significa "andar em grupo de um bar a outro, bebendo em cada um deles". Hoje existem diversos Pub-Crawls pela Europa nos quais as pessoas interagem, bebem e conversam! É muito legal!

A Gabi (brasileira que conhecemos no Walking Tour) me mandou uma mensagem e nos encontramos para o Pub-Crawl. Atrapalhadas, chegamos ao bar que acreditávamos que seria o encontro. Não vimos ninguém. De alguma forma, não me lembro exatamente como (porque falta de sono faz meu cérebro funcionar para apenas funções básicas como respirar e andar), descobrimos onde a galera do Pub-Crawl estaria e seguimos para lá!

A noite foi ótima! Conhecemos muuuuuuuuuuuuuita gente. Tinha mais duas brasileiras que moravam na Holanda e estavam na casa de um canadense, um casal de sul-africanos, umas duas americanas e duas irlandesas (que assim que descobriram que eu morava em Dublin me intimaram a cantar uma das canções típicas - como Whiskey in the Jar ou Mary Malone - no karaokê que eventualmente pararíamos. Não, não cantei. Escapei dessa! Ufa!), que eu me lembre! O guia era australiano (aussies são engraçados e desencanados!) e the party was on!!!

Eu passei meio que a noite inteira trocando mensagens de texto com minha amiga kiwi Danique! Nos conhecemos quando eu fui com a minha flatmate Sabrina para Vienna e nos demos muito bem! E, como ela estaria em Edinburgh naquele fim de semana, tínhamos que nos ver!!!

Gabi e eu no Pub-Crawl. Party's on!

No Pub-Crawl: eu, Gabi, um casal e sul-africanos que moravam em Londres e o canadense!

Eu, Tati (sim, outra Tati), Owen (canadense) e Camila (sim, outra Camila)... Acabei de perceber que a Cá e eu tínhamos sósias nominais em Edinburgh na mesma época! HAHA!

Gabi, eu e Danique! A Danique é uma amiga que eu conheci em Vienna e adorei!!! Como ela estava em Edinburgh no mesmo fim de semana, nos encontramos em uma balada do Pub-Crawl e comemoramos os últimos minutos do meu b-day juntas!!! Foi muuuuuuuuuuuuuito legal!

Dani, eu e um o sul-africano que conhecemos no Pub Crawl!

Dani e eu!!! Adoro essa menina!

Eu e Dani, celebrando o fim do meu b-day!!!


Highlands & Oban

Os Highlands são as terras altas escocesas. Eu visitei parte dos Highlands na minha primeira visita à Escócia mas era outono (quase inverno e um frio do cão) e eu sempre quis visitar essa parte da Escócia na primavera/verão porque meu amigo, Minoru, sempre me disse que era o verde mais verde que ele já tinha visto.

Dessa vez não fomos até o lago Ness, mas até uma cidade na costa da Escócia chamada Oban. Cidade costeira, de pescadores, bem bonitinha.

Miro e Hamish! Hamish é o nome desse boi dos Highlands, não sua raça!

Eu e Hamish!

Oban à primeira vista!

Eu!


O trio em Oban!







Matando-nos de comer gordura em Oban! Os escoceses comem uma quantidade fenomenal de gordura mega saturada... O meu almoço nesse dia foi deep-fried cheeseburger (eles pegam dois hamburgueres, colocam no meio uma fatia de queijo, passam por uma massa que parece de tempurá e fritam! FRITAM!!!) enquanto o Miro comeu fish and chips e a Cá comeu chips com gravy (um molho marrom e gordurento). Saudáveis? Ah, tá!

Eu e meu deep-fried cheeseburger. Vocês conseguem ver a quantidade de óleo? Acho que perdi uns 10 anos de vida!

Um castelo que esqueci o nome no meio dos Highlands!


Ovelhas-negras no pasto!

Em Inveraray. Podíamos ter conhecido o castelo (que seria mais um) ou andar pela cidade. Andar pareceu mais interessante!

Eu e Miro!

Beautiful pic!

Vista do porto de Inveraray. Parece que a vila e o castelo pertencem à mesma família... Pobres!

A vila!


De volta aos Highlands... De tirar o fôlego!

Highlands...

Nos Highlands... Que lugar incrível!

Pronta para o ataque! Yummy!

Foto de close da Deep-Fried Mars Bar. Parece nojento? Eu googlei na net e parece que tem 900 calorias!

Ew!!! Deep-fried Mars Bar (ou melhor: Barra de Mars - chocolate - frito). Repito: Ew!

Eu e Miro em frente ao Castelo!

Na placa se lê: This fountain, designed by John Duncan, R.S.A., is near the site on which many witches were burned at the stake. The wicked head and serene head signify that some used their exceptional knowledge for evil purposes while others were misunderstood and wished their kind nothing but good. The serpent has the dual significance of evil and wisdom. The foxglove spray further emphasises the dual purpose of many common objects.
Traduzindo: Essa fonte, desenhada por John Duncan, R.S.A., fica próxima ao local onde muitas bruxas foram queimadas. A cabeça perversa e a cabeça serena significam que algumas usaram seus conhecimentos excepcionais para propósitos malignos enquanto outras foram mal compreendidas e não desejavam nada mais que o bem para os seus. A serpente tem o significado dúbio de maldade e conhecimento. A dedaleira (é uma flor e foi a tradução que encontrei na net) dá maior ênfase ao propósito dúbio de muitos objetos comuns.
Essa placa foi afixida próxima ao Castelo de Edinburgh na década de 90 (acho!), local onde muitas bruxas foram queimadas... Ah, essa cidade de Edinburgh!


Camara Obscura & World of Illusion

Esse é um museu muito legal em Edinburgh que vale muito a pena ir. Na verdade, não é bem um museu. É um prédio com vários equipamentos para se fazer experiências ópticas, como espelhos que engordam e emagrecem e várias outras parafernalhas que nos divertem demais!

No topo da Camara Obscura... We're watching you!

Meu Deus, como estou alta!

Eu e Miro anões!

Minhas mãos... Ou não!

Eu-Mangá!

As gêmeas siamesas de Big Fish!

All good things reach to an end: Stranraer e ferry!

Na quarta-feira, não só o aeroporto de Dublin mas TODOS os aeroportos da Escócia estavam fechados. Eu entrei em pânico. Eu precisava trabalhar mas isso nem era o mais importante. Eu estava sem dinheiro, sem créditos no celular, sem roupas, sem calcinha e ficando sem cigarros. Enfim, eu TINHA que fugir ao cerco das cinzas vulcânicas que insistiam me prender em Edinburgh (eu me senti fugindo de um cerco a uma cidade medieval! HAHA!). Então, meu elaborado plano de fuga começou...

Eu entrei no trem que saía de Edinburgh às 15h em direção à Glasgow (na plataforma conheci uma irlandesa do norte maluquinha chamada Jenny. Muito gente boa)! Em Glasgow troquei de trem e paramos em Ayr. De Ayr, tomamos um último trem até uma cidade no meio do nada chamada Stranraer (sério. Por uma hora, antes de chegar à cidade, só víamos pasto verde, pasto verde, pasto verde, família de ovelhas, pasto verde, pasto marrom, pasto verde, duas famílias de ovelhas e so on). De lá, eu peguei um ferry (master-hiper chique) para Belfast, de onde eu peguei um ônibus até a estação rodoviária de Dublin (entre
o porto do ferry e a estação rodoviária de Belfast eu peguei outro ônibus). De lá, eu peguei um taxi e exatamente 11h depois, eu estava na porta da minha casa!

Então Stranraer fez parte da minha jornada! Se eu faria tudo de novo? Sim, valeu cada segundo. Se eu faria a viagem até Edinburgh, de balsa, voluntariamente
? Nem morta! A experiência foi ótima mas foi isso mesmo: experiência.


Vista de Stranraer da estação de trem

Eu e Jenny (uma maluquinha que eu conheci no trem em Edinburgh, a caminho da balsa) em Stranraer, cidade perdida no meio do nada na Escócia!

Praça de Alimentação

Sala de jogos/internet access!

Nail bar dentro do ferry!

Nenhum comentário: